segunda-feira, 14 de setembro de 2009
NATIVIDADE DA SERRA
Os fundadores da nova Natividade da Serra:
"O grande líder”
Cônego Higino Corrêa da Conceição Aparecido, "Padre Gino" como era chamado carinhosamente pelas pessoas, foi nomeado pároco de Natividade da Serra e vigário ecônomo do Bairro Alto em 27 de julho de 1924.
Foi um grande líder para o povo nativense, onde por mais de 50 anos e acompanhando 3 gerações esteve sempre pronto a atender às necessidades de seus paroquianos.
Padre Higino saía a qualquer hora, com qualquer tempo, chuva ou sol, frio ou calor, para atender as confissões dos doentes das roças, a pé ou a cavalo, lembrando a todos que nos seus primeiros tempos não havia automóveis por aqui e muito menos estradas carroçáveis.
Foi um dos primeiros a receber a confirmação da futura inundação de Natividade da Serra feita pelo diretor das Centrais Elétricas de São Paulo (CESP), o engenheiro e ex-governador de São Paulo, Dr. Lucas Nogueira Garcez em 1970.
Padre Higino assistiu a extinção da velha Natividade ameaçada e condenada a desaparecer do mapa e nos momentos de angústia e incertezas, não desanimou. Colocou esperanças no povo, com seu modo de pensar e agir, contagiando os nativenses e impedindo que muitos fossem embora para outras cidades. Ele juntamente com o prefeito Octacílio, lutaram para a reconstrução da nova cidade.
Ao receber a pequena indenização da velha igreja matriz, contratou engenheiros para que fosse feito o projeto e a planta da nova igreja matriz. Fez a implantação do Cruzeiro que seria o marco inicial da nova Natividade da Serra,construiu também a casa paroquial e um salão que serviu para fazer as celebrações até que a matriz ficasse pronta. Com seu carisma, sua humildade e seu jeito simples de ser, viveu por 76 anos contagiando a todos que o conheceram.
"O grande idealizador”
Octacílio Fernandes da Silva, era morador do bairro do Pachi. Foi agricultor, homem simples e trabalhador, de pouca cultura mas de uma inigualável determinação.
Foi vereador (1955 a 1963) e prefeito de Natividade da Serra por duas vezes, fundando a nova Natividade na sua segunda gestão (1972 a 1976).
Esse homem marcou a história de Natividade da Serra quando no dia 13 de Agosto de 1973, juntamente com padre Higino, pároco da cidade, lideranças políticas e toda comunidade, lançaram a "Pedra Fundamental" da nova cidade.
Deram continuidade ao seu trabalho, seus sucessores: Benedito Dionísio, Luiz Walter Fernandes da Silva (filho de Octacílio), Miron Danvers Fernandes e atualmente João Carvalho.
___________________________________________________________________________
Colaboração: Professora e pesquisadora Leninha Ribeiro
CONHEÇA UM POUCO DE NATIVIDADE DA SEERA http://www.natividadedaserra.com/index.php?pg=principal