Meu primeiro 6 horas VINAC na UNIVAP
A 4 dias antes do grande evento ciclístico, exatamente as 8 horas da manhã de segunda feira , consultei a previsão do tempo ainda com uma pontinha de esperança em participar desta prova que todos colegas aguardavam ansiosamente para participar. Esta seria a grande festa do Ciclismo de SJC mas a previsão ainda insistia que o tempo seria ruim e com muita chuva para o Sábado.
Frente a tudo isto desconsiderei participar do evento e fui trabalhar e lá pelas 10 da manhã recebi uma mensagem em meu Skype do nickname "Coquinho.pedavalle" .
Coquinho.pedavalle: oioi vc vai no seis horas ?
Eu : Não vou mais porque ?
Coquinho.pedavalle: meu quarteto furou e queria fazer uma dupla.
Eu : ok te aviso depois do almoço pode ser ?
Coquinho.pedavalle: Não .. a inscrição é até meio dia
Eu : conta comigo então . Só preciso treinar
Logo aceitei mas confesso que fiquei meio preocupado mas honrado naquele momento pois o Coquinho é uma referencia no ciclismo em nossa região e é claro eu não queria dar vexames.
No Sábado, o grande dia, a chuva foi apertando na parte da tarde e fui ficando muito preocupado, pois eu nunca tinha tido nenhuma experiência na lama muito menos em uma prova.
Antes da largada o Coquinho pediu que eu fosse o primeiro pois eu nunca havia participado e não poderia haver dois integrantes da mesma equipe no circuito de 8km ao mesmo tempo.
No momento da largada senti a adrenalina subindo e antes de subir na bike teríamos de correr a pé um trecho considerável no gramado da fazendinha da Univap que já estava uma lama só.
Corri este trajeto com a ligua pra fora pois correr nunca foi meu forte.
A partir daí peguei a bike já aquecido e soquei a bota.. lama pura .. escorregava muito, mas foi muito legal o que me lembrou muito os tempos de motocross,
Na primeira volta a pista estava pedalável ainda e consegui pegar as subidas sem problema com algumas pessoas atrapalhando mas sem maiores dificuldades.
Foi muito mais fácil do que eu imaginava e dei uma relaxada.
A partir fiz a volta completa e fui para a transição do qual o Coquinho entrou e deu duas voltas e voltei para pista todo confiante descendo a bota, mas quando cheguei na primeira subida me deparei com outra pista, absurdamente escorregadia e "impedalável" , e tive de empurrar muito, e quando cheguei no Downhill o mesmo fenomeno mas ao contrário e resolvi que o melhor jeito seria ir pela grama, mesmo sem ver os buracos ainda seria melhor pois na pista não havia grip suficiente para segurar a bike na descida.
Quando parti para a minha 3 volta a coisa foi piorando e a luz do dia se foi muito rápido e tive de andar no escuro total ou na sombra de outras bikes .. foi duro ..
mal sabia que esta seria a última volta pois fiz a transição com o Coquinho e depois disso ele deu uma volta muito demorada e me pediu para não voltar mais pois a coisa tava feia mesmo.
e ai se encerrou a minha participação com 24km mas agora muito animado para o próximo ano pois peguei o gostinho do negócio.
O evento mesmo com muita chuva foi muito legal e confirmou para mim como uma festa da qual não posso ficar de fora no que vem ainda mais porque é literalmente o quintal da minha casa.
No final fiquei para a premiarão que foi precedida do Show da Filha do Luiz Assunção que é uma bela cantora.
Parabéns ao Luiz, patrocinadores e Coquinho pela grande festa ..
Roberto Paiva