sexta-feira, 29 de maio de 2015

São José mobiliza mais de 150 mil pessoas e vence Dia do Desafio



São José mobiliza mais de 150 mil pessoas e vence Dia do Desafio
Exatamente 152.993 joseenses participaram na quarta-feira (27) do Dia do Desafio e ajudaram a cidade a vencer a competição contra Barcelona, da Venezuela. O número foi registrado por meio de ligações para o telefone 156 feitas por pessoas que fizeram um mínimo de 15 minutos de atividade física, individualmente ou em grupo.
São José mobilizou 24,29% da população, vencendo a cidade adversária que mobilizou apenas 20,09%, conquistando assim seu 15º título do dia do desafio.
O objetivo da disputa amistosa entre cidades, realizada anualmente na última quarta-feira de maio, é tirar a população do sedentarismo e incentivar a prática esportiva e o iniciar uma pratica de esporte para levar a uma vida mais saudável.
As atividades começaram às 7h, com ordem unida e exercícios físicos de uma turma do Tiro de Guerra no Parque da Cidade. Durante o dia houve muita movimentação nas academias ao ar livre de todas as regiões. Sob o comando dos professores de cada local, a população participou de diversas atividades, como dança, alongamento e ginástica.
Um dos destaques foi a aula de zumba no entardecer no Centro da Juventude. Sheila Pereira Costa, do Parque Industrial, aprovou a iniciativa. “Quando eu era mais nova, eu participava do Dia do Desafio na minha escola.”
Com aulas de artes marciais durante toda a tarde, o pavilhão do Centro da Juventude serviu de palco para esportes nem tão conhecidos do público. Uma modalidade que chamou a atenção foi o sandá, chamado no Brasil de boxe chinês. Para o professor Jorge Kumakura, o importante é a prática esportiva, independentemente do objetivo final. “Nós estamos com atletas amadores a de seleção aqui, mas todos podem praticar, seja para melhorar a saúde ou para competição.”
Para encerrar as atividades, houve um passeio ciclístico de 27 quilômetros, com largada no Parque Santos Dumont. Participaram mais de 300 atletas, que aproveitaram para divulgar a pedalada como alternativa de locomoção em cidade grande. “O passeio serviu para quebrar a rotina e propiciar uma atividade física e social para a população conhecer mais a cidade sob os pedais, se desligar um pouco das tecnologias e interagir mais em grupo”, disse o coordenador da atividade.