São José inova e passa a ser a 1ª cidade do interior do Brasil a ter patinetes compartilhados
Neste primeiro momento, a área de abrangência será o Jardim Aquarius, mas posteriormente o sistema de patinetes compartilhados será expandido para outras localidades - Foto: Charles de Moura/PMSJC
Cláudio Souza
Secretaria de Mobilidade Urbana
Secretaria de Mobilidade Urbana
Após o sucesso das bikes compartilhadas, a Prefeitura de São José dos Campos coloca à disposição dos munícipes, a partir desta quinta-feira (17), 50 patinetes elétricos para deslocamento pelas calçadas e ciclovias da cidade.
Pioneira em várias áreas, São José será a primeira cidade do interior do Brasil a ter patinetes para uso público. O sistema já está em operação em algumas capitais, alcançando muitos adeptos.
Neste primeiro momento, a área de abrangência será o Jardim Aquarius, na zona oeste, mas posteriormente o sistema de patinetes compartilhados será expandido para outras localidades.
Eles podem circular nas calçadas com velocidade máxima de 6km/h e em ciclovias com até 20km/h. Os patinetes elétricos serão disponibilizados pela Yellow, empresa brasileira de soluções de mobilidade urbana individual.
Na praça Ulysses Guimarães, no Jardim Aquarius, estarão à disposição dos munícipes 14 veículos para quem quiser testar a novidade, que poderá ser utilizada tanto para o lazer quanto para complemento dos trajetos diários, inclusive para o trabalho.
Até o final do mês serão disponibilizadas mais 100 patinetes, sendo 50 no DCTA (Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial) -- totalizando 150 equipamentos.
BikeSanja
Os patinetes elétricos integram o BikeSanja, programa lançado pela Prefeitura em 2018 com ações para incentivar novas modais de transporte e novas formas de deslocamento.
O intuito é que seja uma opção complementar para otimizar os deslocamentos diários e integrar diferentes modais, sendo alternativa de transporte.
O sistema já conta com 500 bicicletas compartilhadas, que já viraram mania nas ruas da cidade.
Afinal, o BikeSanja une tecnologia de ponta, respeito ao meio ambiente, mobilidade urbana ampliada, qualidade de vida e saúde. Tudo ao mesmo tempo em um único sistema.
Como funciona
A liberação dos patinetes será feita das 8h às 20 horas por meio do aplicativo da empresa, disponível para Android e IOS. Nele o usuário consegue também localizar os equipamentos, acessar a área de atuação da Yellow na cidade e finalizar suas viagens.
Valor do aluguel
É cobrado do usuário R$ 3 para destravar o equipamento e depois R$0,50 a cada 1 minuto de uso. As corridas podem ser pagas com cartão de crédito e dinheiro. Mas com qualquer valor o usuário consegue andar com os patinetes.