Luiz Fischer
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida
A Prefeitura de São José dos Campos finalizou as obras de revitalização pista de mountain bike - cross country olímpico, no Parque Alberto Simões, na região norte da cidade.
A pista paralela que existe no local foi reformada deixando o traçado ainda mais radical, porém mais seguro aos ciclistas.
O novo traçado inclui Rock Garden (Jardim de Pedra), ponte de passagem para evitar cruzamento das pistas, vários pontos de single track (faixa única) e subidas técnicas.
Devido à pandemia da covid-19, o Parque Alberto Simões funciona de terça a domingo e feriados, das 7h às 18h. As atividades de tirolesa, escalada e arborismo estão suspensas por tempo indeterminado.
As atividades que podem ser realizadas atualmente são: mountain bike, pista de skate, corrida e caminhada.
Não há restrição de idade ou necessidade de cadastro para uso do Bike Park. É obrigatório o uso de equipamento de segurança, como calçado fechado e capacete, luvas, cotoveleiras e joelheiras. Todos devem usar máscaras.
Crianças menores de 10 anos de idade precisam estar acompanhadas pelos pais e também assinar autorização.
Teste
Um grupo de ciclistas realizou em junho um teste na pista de mountain bike - cross country olímpico. A Prefeitura autorizou a ida dos ciclistas ao local para que avaliassem as mudanças e testassem na prática os novos trechos.
Morador do Jardim Estoril, na região sul, Fabiano Carneiro, 41 anos, aprovou a revitalização. “Andei na pista quando ela inaugurou. Agora ficou demais, bem próxima das pistas radicais que encontramos em outros locais. Vai ser uma ótima opção para os ciclistas de São José”, disse.
“As rampas de madeira, os dropes no meio da pista e o tamanho foram o que mais me chamou a atenção”, completou Carneiro, que é ciclista desde a infância.
Quem também participou do teste foi Leandro Santiago Ramires, 40 anos. Morador de São Paulo, ele está sempre em São José. “O nível técnico melhorou bastante e está acessível para vários níveis de bike, justamente para promover a evolução", afirmou.
"O maior legado que está ficando na pista é a evolução de rampa, parede, plataforma. Acredito que vai subir o nível da galera.”