sábado, 10 de abril de 2021

Prefeitura de São José dos Campos faz operação para conscentização de pedestre, ciclistas e motorista na Zona sul da cidade.

Operação Pedestre conscientiza moradores na região sul

Prefeitura realiza Operação Pedestre no Campo dos Alemães, na região sul de São José dos Campos
Ação educativa incentiva uma boa relação entre os usuários da via - Foto: PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta segunda-feira (5) uma Operação Pedestre na Avenida Adonias da Silva, no Campo dos Alemães, na região sul da cidade. A ação integra o Programa Sinal de Gentileza e tem o objetivo de melhorar a relação entre os usuários das vias públicas.

Na operação, os agentes da mobilidade incentivam o gesto do programa, estendendo a mão para os motoristas indicando o desejo dos pedestres de atravessar. Os agentes também orientam os pedestres a sempre atravessarem na faixa e olharem para via e demais usuários antes da travessia.

“Há muitos acidentes porque os motoristas não respeitam as placas. A campanha é muito importante para a redução de acidentes”, conta Maria Silvana de Oliveira, de 52 anos e que há 40 anos mora no bairro.

O morador do Jardim Colonial, também na região sul, e ambientalista, Gilberto Machado Aureliano, de 59 anos, usa com frequência a ciclovia e a faixa de pedestre próximos ao local onde ocorreu a ação. “Acho a campanha importante para conscientização dos motoristas, pedestres e ciclistas”, diz.

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, está investindo em campanhas educativas, como o Sinal de Gentileza, lançado em 2019.

Outras ações

Além do Sinal de Gentileza, a Prefeitura lidera o programa São José Unida, que reúne as forças de segurança, polícias rodoviárias Federal e Estadual, Bombeiros, Samu e Grau, para diversas ações em parceria como as blitze da Lei Seca e em bares da cidade.

Fonte Prsjc