quinta-feira, 2 de junho de 2022

Escola Ativa: alunos do Campo dos Alemães têm aulas de BMX

 Escola Ativa: alunos do Campo dos Alemães têm aulas de BMX




Escola Ativa: Pista de Ciclismo BMX na Emefi Àlvaro Gonçalves no Campo dos Alemães. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 30-05-2022
Programa Escola Ativa tem diversas opções para as escolas integrais, movimentando o contraturno escolar e agradando as crianças e adolescentes - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Nas escolas municipais de ensino fundamental de São José dos Campos, o esporte é matéria nas salas de aula, nas quadras e agora na pista. Alunos têm acesso a esportes radicais, como o BMX ciclismo como parte das atividades da Educação Integral. 

Na Emefi Álvaro Gomes, no Campo dos Alemães (região sul), os estudantes tiveram uma aula demonstrativa com atletas convidados durante esta semana. A novidade movimentou a escola mesmo com o tempo frio e chuvoso. 

“É radical! Quero me inscrever porque gosto de bike e essa modalidade me deixa mais empolgada para aprender”, afirmou Ana Julia Suzano de Assis, 11 anos, do 6º ano, que pretende voltar a andar de bicicleta o quanto antes e treinar na pista da escola. 

A partir deste mês, estudantes como Ana Júlia poderão se inscrever para a modalidade esportiva no contraturno escolar e começar a praticar na pista, que fica dentro da escola. 

Esporte radical

As aulas radicais contam ainda com história da modalidade, mobilidade urbana, legislação e orientações sobre a manutenção das bicicletas. A pista de ciclismo de 1.600 metros quadrados tem diversos obstáculos para a prática dos alunos, que acontecem duas vezes por semana (às segundas e quintas-feiras, das 15h às 17h). 

“O Ciclismo BMX quando praticado de forma correta oferece diversos benefícios à saúde. A modalidade requer muita destreza para transpor os obstáculos, isso contribui, entre outras coisas, para que os alunos se desafiem e busque se superar a cada treino, além da interação social”, destacou o professor da Secretaria de Educação e Cidadania, Marcos Ribeiro. 

Isabelle da Silva Vaz, 11 anos, do 6º ano, também ficou empolgada com a atividade e não vê a hora de começar. “Ter a chance de aprender ciclismo na escola é muito legal. Gosto de esportes e ter uma pista como essa é ótimo, eu só tinha visto isso na televisão, agora quero me inscrever”, disse. 

“O BMX é muito competitivo e de alto rendimento. Ele é praticado com o objetivo da velocidade, então o principal é chegar primeiro. Então, buscamos integrar os alunos para conhecerem a modalidade e depois, com a prática, para terem responsabilidade e disciplina para a vida. Esperamos que eles gostem e participem das aulas”, disse Isabele Milene da Conceição, professora de Educação Física e Instrutora de BMX na escola. 

Escola Ativa

O programa Escola Ativa acontece na rede de ensino municipal desde 2017 e, a partir deste ano, também é considerado parte da Educação Integral, ampliada nas 50 escolas de Ensino Fundamental.

A Educação Integral oferece atividades diversas visando a formação mais completa dos estudantes do Ensino Fundamental considerando as dimensões física, intelectual, afetiva, social e cultural.

Entre as opções há diversas modalidades esportivas no contraturno escolar, como: badminton, basquete, vôlei, futsal, handebol, taekwondo, judô, xadrez, entre outras. 


Colaborou: estagiária de Jornalismo Larissa Maiane.